Tecnologia oferece liberação gradual e permite que a lavoura receba a quantidade adequada de nutrientes  

A alta tecnologia vem sendo implantada em todo o sistema de produção agrícola, desde máquinas, implementos e, inclusive no solo. Como a tendência é produzir mais, na mesma área cultivada, o solo tornou-se um dos maiores patrimônios do produtor rural. E para auxiliar o produtor a cuidar e potencializar esse patrimônio, a MaxiSolo vai levar para a 24ª edição da Expodireto Cotrijal o que há de mais avançado em nutrição e construção de perfil de solo. A feira, considerada a maior do estado no agronegócio e uma das maiores da América Latina, acontece de 04 a 08 de março, no município de Não-Me-Toque (RS).

Entre as novidades que a MaxiSolo – empresa catarinense referência na produção de fertilizantes minerais granulados – vai apresentar na Expodireto Cotrijal 2024 estão os “fertilizantes inteligentes”, como por exemplo, o SulfaBor.

Com tecnologia 100% nacional, o SulfaBor é um fertilizante mineral misto, composto por uma fonte de liberação rápida de boro e outra de liberação gradual. Esse tipo de formulação com liberação rápida e gradual é a chave do sucesso do produto, pois oferece maior eficiência, quantidade adequada de nutrientes para a lavoura e, consequentemente, maiores produtividades.

A tecnologia composta por boro, cálcio, enxofre e aditivos permite minimizar as dificuldades operacionais, uma vez que possui a mesma concentração de boro por grânulo, e isso possibilita que a aplicação nas lavouras seja facilitada, com mais precisão. A dosagem recomendada, segundo os especialistas, é de 75 a 200 quilos por hectare, permitindo que a aplicação do produto seja feita com maior facilidade operacional. “O produtor que visitar o estande da MaxiSolo vai conhecer a nossa Linha Especialidades, que reúne tecnologias inéditas em modelos de fertilizantes minerais mistos com fonte de boro, cálcio, potássio e enxofre, no mesmo grânulo. Além da tecnologia exclusiva de liberação do micronutriente boro para a proteção e o bom desempenho do solo e da produtividade das culturas agrícolas”, destaca o engenheiro agrônomo e gerente de marketing da MaxiSolo, Caio Kolling. Segundo Kolling, o fato de oferecer o cálcio e enxofre em grandes quantidades juntos, explica porque é melhor aplicar o SulfaBor, ao invés de uma fonte pura e concentrada.

Essa relação foi testada na prática pelo produtor rural Francisco Del Castel, do município de Coronel Bicaco, no Rio Grande do Sul, que utiliza há seis anos os produtos da MaxiSolo, primeiro com o SulfaCal e agora aplicando o SulfaBor nas duas últimas safras. “Faz 20 anos que venho buscando uma tecnologia que tivesse o boro junto, pois as nossas análises de solo sempre apresentam um déficit. Eu percebi o bom desempenho pelas características da planta, ela aguenta mais e fica mais rústica. Como no caso deste ano, que foi um contraste, tivemos 4 mil milímetros de chuvas em poucos meses, percebi que a planta também se desenvolveu mesmo em dias com menos raios solares e, devido ao cálcio junto, não apodreceu a raiz. Conseguimos também neutralizar o alumínio do nosso solo, uso no trigo e na soja e acho que nesse ano vou agregar no adubo para ficar mais uniforme. E, como nossa argila é pesada, não é qualquer produto que faz a diferença”, afirmou o produtor.

Linha Especialidades com blends multifuncionais

A MaxiSolo também levará para Expodireto Cotrijal 2024 outras tecnologias recém lançadas no mercado, que vêm fazendo sucesso entre os produtores. Ainda dentro da Linha Especialidades serão apresentados os fertilizantes minerais mistos KBmaxi e SKBmaxi, multinutrientes com eficiência aumentada que fornecem boro, cálcio, potássio e enxofre, nutrientes essenciais para a proteção e o bom desempenho das culturas agrícolas. “As tecnologias desses produtos foram desenvolvidas com formulações apoiadas no conceito de blends multifuncionais e com nutrientes sinérgicos, conferindo máximo aproveitamento no que é ofertado ao sistema solo-planta. Por isso, o potássio é calibrado para seu aproveitamento com alta eficiência”, explica o diretor técnico da MaxiSolo, Eduardo Silva e Silva.

Os novos produtos chegam para acrescentar aos já tradicionais produtos da linha standard oferecidos pela MaxiSolo e que estão consolidados no mercado, como o fertilizante mineral granulado SulfaCal, fonte de cálcio e enxofre solúveis e carro-chefe do portfólio de produtos, e ainda os fertilizantes briquetados SulfmaiS e Impacto S e o condicionador de solos SulfaSec.

Todo o portfólio MaxiSolo é focado em soluções tecnológicas e inovadoras, voltadas à construção do perfil do solo e em tornar o dia a dia no campo mais ágil e produtivo. Investir na nutrição, no condicionamento e na fertilidade do solo, que é o nosso maior patrimônio, significa proteção e isso reverte em aumento da eficiência”, enfatiza Eduardo Silva e Silva, que também é especialista em solo.

 

 

 

 

Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Foto: Cotrijal