Empresa de Imbituba aposta em ações socioeducativas, como o programa de qualificação que promove inclusão profissional
Iniciar a vida profissional como Jovem Aprendiz é uma oportunidade única para os estudantes se capacitarem, ingressando no mercado de trabalho com carteira assinada já no primeiro emprego. O Brasil possui, hoje, 460 mil jovens aprendizes que, além do treinamento de um ofício, aprendem outras habilidades como trabalhar em grupo e a se comunicar, fatores que certamente farão diferença em suas futuras carreiras profissionais.
Em Imbituba, no litoral catarinense, uma empresa do agronegócio, mas especialmente conectada com a inovação e as práticas ESG (ambiental, social e governança), tem sido a porta de entrada na vida profissional para vários futuros talentos. Desde 2017, quando o Programa Jovem Aprendiz iniciou na SulGesso, mais de 21 jovens e adolescentes já passaram por diferentes setores e departamentos.
“Além do nosso comprometimento com práticas ambientais, de sustentabilidade e de transparência na gestão e governança, temas de grande relevância na atualidade, buscamos permanentemente a integração com a comunidade onde estamos inseridos, e o Programa Jovem Aprendiz é uma forma de abrir espaço e de capacitar estudantes, de 14 a 24 anos, com a possibilidade de contratação dessa mão de obra já preparada”, ressalta a diretora executiva da SulGesso, Isabela Ferreira Rousseau.
Um desses jovens, Luciano Inocente Antônio Junior, é integrante do quadro de colaboradores da SulGesso. Com apenas 19 anos, foi contratado como Auxiliar Administrativo antes mesmo do término do contrato de dois anos estabelecido pelo programa Jovem Aprendiz e se diz confiante com a mudança e a oportunidade. “Atuo no setor administrativo e financeiro, porém agora com uma quantidade maior de demandas e também com mais responsabilidades”, afirma o jovem. Estudante de Administração na Uniasselvi, em Imbituba, ele conta que ingressou na SulGesso como Jovem Aprendiz em fevereiro de 2022. “Eu comecei ajudando na digitação e, com o tempo, fui auxiliando em outras áreas, depois fazendo lançamentos no sistema e no RH (recursos humanos), entre outros. Na verdade, aprendi um pouco em cada setor”, relata o jovem, empolgado. “Ser contratado é um passo importante, quero aprender o máximo e crescer juntamente com a empresa”.
O auxílio aos jovens é de um salário mínimo proporcional à carga horario, que é de 4 horas, de 2ª a 6ª feira, sendo que uma vez por semana ocorre encontro teórico no escritório do CIEE, na cidade. “Estendemos também aos nossos aprendizes o benefício de plano de saúde e um convênio de descontos exclusivos nas áreas de saúde, educação, lazer, bem-estar e muito mais”, explica Mairo Puccini Serralha, Gerente Administrativo e de RH.
Puccini revela que a intenção da empresa é continuar recebendo novos talentos que estejam à procura da primeira oportunidade na vida profissional. “A SulGesso é uma empresa extremamente conectada com a inovação e as práticas ESG, e isso desperta interesse dos jovens. Com certeza vamos continuar abrindo oportunidades aos jovens de Imbituba e das cidades vizinhas, que queiram trilhar o mesmo caminho do Luciano”.
Orgulhoso com a conquista, Luciano faz planos. “Eu penso em me formar na faculdade de administração, ter salário e trabalho estabilizados e ir crescendo profissionalmente com o dia a dia, descobrindo novas áreas. Quem sabe até eu consigo montar algo próprio, mas isso é bem mais para o futuro”.
Com 45 anos de atuação no mercado, a SulGesso é uma holding com unidades de negócio na divisão agro (MaxiSolo), de commodities (MDFértil), ramo imobiliário (Park Lage) e está iniciando operações em uma nova área de atuação, no segmento de operações portuárias. O time de 140 colaboradores agora conta com o reforço do aprendiz recém-contratado.
Texto: AgroUrbano Hub Comunicação
Foto: divulgação MaxiSolo/SulGesso